Seguidores

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Itanhaém realiza passeata pela paz nesta quarta-feira


Os moradores de Itanhaém sairão às ruas para participar do Projeto Caminhando pela Paz, que tem a proposta de trabalhar a prevenção da violência e o uso abusivo de álcool e drogas. A passeata está marcada para esta quarta-feira (24), com saída às 15 horas, do Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes (CMTECE), na Avenida Condessa de Vimieiros, 1.131, no Centro.
Com destino à Praça Narciso de Andrade, o evento sensibilizará alunos das escolas estaduais e municipais, além de profissionais dos Departamentos de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social, e Secretaria Municipal de Saúde.
A caminhada envolverá também a participação de agentes do Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência de Itanhaém (NAVVI), Vigilância Epidemiológica, Centro de Infectologia de Itanhaém (CINI), Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (CESCRIM), Centro Municipal de Reabilitação (CMR), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Conselhos e Projetos Sociais.
Cartazes e faixas exibirão mensagens de reflexão a Cultura da Paz com o objetivo de conscientizar e sensibilizar sobre a importância de rejeitar a violência, repelindo-a nas formas: física, social, psicológica, econômica e, principalmente, diante de crianças e adolescentes.


Paz na comunidade
Os princípios da Cultura da Paz são repertório de valores, atitudes e comportamentos norteadores da vida cotidiana que viabilizam relacionamentos saudáveis. “É um convite pessoal de compromisso que tem como tema ‘a paz está em nossas mãos’, evidenciando o poder e a responsabilidade de cada pessoa na construção do bem comum. É este convite que pretendemos fazer à sociedade de Itanhaém com esta primeira caminhada”, salienta a médica e coordenadora do Projeto Cuidar Iloma Odete Girrulat Boehm.

O evento terá ainda tendas com oficinas de origami, balão e pintura facial, oferecidas gratuitamente à população.

Confira abaixo os princípios da Cultura da Paz:

• Respeitar a vida e a dignidade de qualquer pessoa sem discriminar ou prejudicar;
• Rejeitar a violência: praticar não a violência ativa, repelindo a violência em todas as suas formas: física, social, psicológica, econômica, particularmente diante dos fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
• Ser generoso: compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais cultivando a generosidade, para acabar com a exclusão, a injustiça e opressão política e econômica.
• Ouvir para compreender: Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem a maledicência e ao rechaço ao próximo.
• Preservar o Planeta: Promover o consumo responsável, e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
• Redescobrir a solidariedade: Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito aos princípios democráticos, para criar novas formas de solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário